Somos grandes entusiastas dos métodos de resolução consensual de conflitos. Nossa trajetória iniciou-se em 2012 quando fomos aprovadas na seleção para estagiar no Escritório Modelo da Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Tivemos ali nosso primeiro contato com a Mediação, pois atuamos no Setor de Conciliação e Mediação do escritório, sob a orientação e supervisão do Prof. José Carlos da Silva Oliveira e do Prof. Adirley Machado Alves.
Ao contrário de muitos que têm os fundamentos teóricos como primeiro contato, a prática foi o nosso passo inicial na Mediação, sendo a origem da nossa caminhada.
Naquele momento, já no treinamento e nas primeiras sessões, percebemos que a Mediação contemplava muitos dos princípios que valorizamos, conectando-se com nossos valores estruturantes. Ela exercita a diversidade, legitima todos os discursos e pontos de vista, admite como válidas ideias diferentes e busca harmonizar todas as versões. Além disso, pauta-se na autorresponsabilidade. É uma ferramenta que auxilia na expansão da consciência. Ressoa com nosso ideal de justiça e prática advocatícia porque empodera as partes, dando-lhes autonomia do começo ao fim.
Na busca de aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema, em 2014, fizemos o curso de Mediação e Arbitragem no Tribunal Arbitral de São Paulo (TASP).
Em 2017, passamos a dedicar nossa atuação jurídica às demandas extrajudiciais e administrativas.
Outra área que temos grande interesse e afinidade é o Direito Público. Por isso, em abril de 2021, iniciamos, na PUC Minas, a pós-graduação em Direito Público. Felizmente, vemos hoje um grande avanço no debate sobre os métodos de resolução consensual de disputas também nesta área. Sobre a pós, tivemos a honra de ter publicados os nossos trabalhos de conclusão de curso na Revista VirtuaJus:
∙ O Direito à Moradia e a Política Pública Habitacional no Estudo de Caso da ADPF 828 – Monize Fonseca Silva.
∙ Violência Policial como Política Pública: Estudo orientado de caso da ADPF 635 – Monique Fonseca Silva.
Ainda no ano de 2021, em agosto, iniciamos o curso de pós-graduação lato sensu, LL.M em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos. Como diz nosso poeta preferido Manoel de Barros, “não caminho para o fim, eu caminho para as origens”. Esse curso iniciou o refazimento do nosso caminho na Mediação e nos demais métodos de resolução consensual de disputas. Tivemos a oportunidade de assistir aulas com grandes referências na temática como Dulce Nascimento (coordenadora do curso e professora), Fernanda Levi, Olívia Fürst, Luciana Aranalde, Andreia Maia e tantos outros grandes nomes. Além disso, pudemos participar das Oficinas Práticas de Mediação conduzidas pela Professora Dulce, que trouxeram para nós uma evolução extraordinária com a intensa imersão, afinal, foram 3 oficinas, com 4 simulações e cerca de 20 horas cada.
Além disso, fizemos diversos cursos complementares de atualização. Destacamos o curso Democracia y decisiones públicas, introducción al análisis de las políticas públicas pela Universitat Autònoma de Barcelona, em 2021. E os dedicados aos métodos de resolução consensual de disputas: Mediation and Conflict Resolution pela ESSEC Business School com a instrução dos professores Aurélien Colson, Alan Jenkins e Joseph Maila; e Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais pela University of Michigan, sob a instrução de George Siedel – ambos, em 2022.
Concretizando um plano que intencionamos por anos, cursamos, de 2022 a 2023, a Capacitação em Conciliação e Mediação Extra e Judicial no IMAB.
Esse curso marca uma travessia de muito aprendizado e acolhimento, com conexões incríveis que foram criadas. Renovamos a nossa motivação na Mediação e ficamos cada dia mais inspiradas pelos nossos professores, verdadeiros mestres e precursores de todos estes métodos. Nossa admiração é infinita pelos professores Adolfo Braga Neto, Mariângela Franco Coelho, Agenor Lisot, Maria Cecília Carvalho Silva e Tavares e todos os demais professores convidados que ministraram este curso. Somos muito gratas por tê-los encontrado na nossa trajetória profissional e pessoal.
Desde então, temos a sorte de dividir terças-feiras com a nossa querida equipe de mediação na 3ª Vara de Família do Fórum Tatuapé (SP), supervisionada pela professora Mariângela Franco Coelho.