Mediação

Dispomos hoje de um Sistema de Justiça Multiportas. O que significa dizer que além do Poder Judiciário, há outros espaços legítimos para resolver conflitos. A Arbitragem, a Conciliação, a Mediação e a Negociação possuem o mesmo status do litígio judicial. Ou seja, métodos judiciais e extrajudiciais possuem o mesmo grau de importância em nosso Ordenamento.
 
A partir do entendimento de que há um método mais adequado de resolução para cada caso específico, a solução será mais eficaz e atenderá satisfatoriamente aos objetivos e interesses das partes envolvidas, pois situações diferentes demandam ferramentas diversas.
Além disso, os métodos de resolução consensual de conflitos poupam dinheiro, são flexíveis, mais céleres e sigilosos. Suas soluções evitam desgaste relacional, emocional e de imagem para as partes envolvidas. 
 
Destaca-se: o acesso à justiça não se faz apenas pelo acesso ao Judiciário, a Advocacia Consensual e a Mediação são também, entre outras, possibilidades para se alcançar justiça. 
A mediação é um procedimento com foco nos indivíduos e nas suas particularidades. Atua na resolução e prevenção de conflitos. O método fomenta o diálogo construtivo e a exploração de soluções para as questões específicas em que os mediados estão envolvidos – sejam estas questões judicializáveis ou não. 

O objetivo da mediação é legitimar e empoderar as partes, com total liberdade de escolha e de expressão. Seguindo a autonomia da vontade de todos os envolvidos, eventualmente, os mediados poderão chegar a um acordo construído de forma colaborativa e consensual. 

Com enfoque na solução e não no acordo simplesmente, a mediação confere total protagonismo aos mediados. É um local seguro para falar abertamente sobre suas questões e expressar os sentimentos que foram gerados a partir disso, com respeito, entendimento e escuta.

O trabalho do mediador é proporcionar acolhimento e um ambiente seguro para possibilitar que os mediados reconheçam uns aos outros, considerem todas as perspectivas, restabeleçam a comunicação e sejam capazes de tomarem suas próprias decisões.

As reuniões são excelentes ferramentas de amadurecimento das relações e podem ser realizadas conjuntamente, e/ou individualmente, a depender da necessidade de cada caso.
 
Uma boa mediação acontece quando as pessoas se sentem seguras para expor suas vulnerabilidades, de forma livre, sem julgamento e saem dela sem sentimentos de perda e de injustiça. 
 

© Copyright MMFS